Polícia fez detenções em seis cidades francesas.
Suspeitos pertencem a grupos radicais islâmicos.
1 comentário
saiba mais
Dez pessoas foram detidas nesta quarta-feira (4) na França, em uma nova operação contra grupos supostamente radicais islâmicos em diversos pontos do país, informou a polícia francesa.
As detenções ocorreram em Marselha, Valence, Carpentras, Pau, Roubaix e Trappes.
Os detidos supostamente haviam participado de treinamentos de fundamentalistas no Paquistão e no Afeganistão ou se dispunham a fazê-lo, explicou a emissora de rádio “France Info”. Os suspeitos consultavam sites fundamentalistas com apologia à violência ou ataques a determinadas comunidades, assinalou a rede de televisão “BFM TV”.
A operação, realizada sob a supervisão da Promotoria antiterrorismo de Paris em cima da base de informações recolhidas pelos serviços secretos franceses, teve início às 6h locais (1h de Brasília).
O Ministério do Interior justificou a operação agora porque “não se pode correr nenhum risco” depois dos massacres de Toulouse e Montauban, em março, reivindicados em nome da al-Qaeda pelo jovem Mohammed Merah, que foi abatido pela polícia no último dia 22.
Na terça-feira (3), 13 das 17 pessoas detidas em diversos pontos da França na última sexta-feira (30) em outra ação policial contra a organização islamita “Forsane Alizza” foram apresentadas à Justiça sob a acusação de terrorismo.
(*) Com informações das agências de notícias Efe e France Presse
Nenhum comentário:
Postar um comentário