Gustavo de Negreiros/Suzane Saldanha | 17h15m | 25.05.2012
Atualizado às 18:30
O Governador do Ceará, Cid Gomes, abriu o jogo nesta sexta-feira (25) sobre a relação política com a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins após semana de impasses entre os dois. Cid disse, após assinatura da ordem de serviço da ampliação do Aeroporto Pinto Martins, que não deve nada à prefeita e que pretende dialogar apenas com o Partido dos Trabalhadores (PT) para definir o candidato para as eleições municipais.
"Eu apoiei ela (Luizianne) com gratidão na sua reeleição e disse isso a ela. Então hoje nós estamos, nesse aspecto moral de gratidão, absolutamente quites. Nem eu devo nada a ela, nem ela a mim", disse em tom de desabafo. E complementou: "Daqui para a frente eu estou absolutamente livre, não devo nada".
Cid Gomes reconheceu o apoio da prefeita nas primeiras eleições e falou sobre bastidores que envolveram a escolha do então vice-governador, Professor Pinheiro.
"A Luizianne foi importante na minha primeira eleição para governador, eu reconheço e sou grato por isso. Tamanho reconhecimento que o PT deu a ela a possibilidade de escolher e indicar a pessoa que seria o meu vice-governador. E eu sem nenhuma objeção aceitei o Pinheiro que eu não conhecia, mais depois se tornou uma pessoa extraordinária", lembrou.
Cid Gomes informou que deseja preservar a aliança do PSB e PT em Fortaleza, mas que não vai aceitar imposições. "Agora isso não quer dizer que a gente tenha que aceitar imposições, o candidato deve ser fruto de uma discussão, não só discussão interna do PT. Eu reconheço que o PT tem direito de escolher sozinho, mas se quer escolher sozinho, ele não pode pedir apoio. Se quer apoio tem que conversar com os outros".
Ligações
Sobre as supostas ligações que a prefeita teria feito sem sucesso na tentativa de falar com o atual governador, Cid nega:
"Eu sinceramente desconheço ligações da Luizianne para mim. Quando vi a notícia no jornal até perguntei a secretária se tinha ligação e ela disse que não, que não tinha nenhum registro da prefeita", nega.
Visita ao presidente Lula
Sobre a reunião com o presidente Lula na última terça-feira (22), Cid Gomes também demonstrou certo incômodo com as declarações da prefeita de Fortaleza:
"O fato de eu ter visitado o presidente Lula e lá ter tocado no assunto, é um fato de domínio público. Primeiro eu não tenho que dar satisfação a ninguém de quem eu vá encontrar, se é esse o motivo de uma eventual chateação", disse.
O governador contou que deseja preservar sua aliança nacional com o Partido dos Trabalhadores (PT). "Eu já tinha dito a Luizianne que eu iria antes de qualquer coisa conversa com ele (Lula) e com o presidente nacional do PT. O que eu quero é preservar um relação a nível nacional e obviamente ter uma relação estadual com PT".
Cid Gomes também comentou o seu carinho por Lula. "Há muito tempo eu tinha pedido essa oportunidade de visitar o presidente Lula, eu gosto dele e sou grato a ele. Lá acabamos conversando sobre a sucessão de Fortaleza, mas não foi uma conversa conclusiva".
Nenhum comentário:
Postar um comentário