Nove mineiros estão desde quinta debaixo da terra após deslizamento.
Eles recebem alimentos e oxigênio e se comunicam por um tubo metálico.
2 comentários
Brigadas especializadas em reforçar túneis em minas se juntaram nesta segunda-feira (9) aos trabalhos de resgate dos nove mineiros presos desde quinta (5) em uma jazida clandestina no sul do Peru.
saiba mais
A chegada das duas brigadas com 20 especialistas de companhias mineradoras peruanas levou otimismo às famílias dos mineiros presos.
Os mineiros estão no local desde quinta em um túnel horizontal, após um deslizamento na colina onde está a mina de cobre Cabeça de Negro, no bairro de Quilque, na região de Ica. No domingo (8). um novo deslizamento dificultou o trabalho dos operários.
Os nove mineiros estão vivos, recebem líquidos, alimentos e oxigênio por meio de um tubo metálico pelo qual também se comunicam com os socorristas e seus familiares. O estado de saúde deles é considerado estável.
O engenheiro de minas César Alarcón Medina diz que o refúgio bloqueado está em uma região curva e, segundo seus cálculos, tem uma largura de cerca de cinco metros. Ele diz não ser possível fazer uma previsão de quanto tempo as equipes levarão para retirar os mineiros. Segundo Medina, "tudo depende do que for encontrado" durante as escavações.
A mina Cabeça de Negro é uma jazida artesanal e informal explorada em condições precárias depois que a mina foi abandonada há mais de duas décadas por seus proprietários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário