Brindes, famosos e o sonho de ser modelo atraem jovens ao SPFW


Lívia MachadoDo G1, em São Paulo
Clarissa (esq) e Angélica a espera de dois convites doados (Foto: Lívia Machado/G1)
Clarissa (esq) e Angélica à espera de dois
convites doados (Foto: Lívia Machado/G1)
O discurso está pronto e a expressão facial é digna de boas atrizes. “Você tem convites sobrando, por favor?”. A pergunta é feita à exaustão na porta do prédio da Bienal, no primeiro dia do São Paulo Fashion Week. Arrematar brindes, encontrar famosos, tirar foto com blogueiras e celebridades do mundo da moda colocam os desfiles em segundo plano. Os três andares da Bienal mais parecem um shopping center apinhado de jovens com um objetivo.
Para chegar até o parque do Ibirapuera Clarissa Govani, 19, e Angélica Aparecida, 20, estudantes de um curso técnico em moda, gastaram tempo e dinheiro. Ambas moram na zona norte da capital paulista. Foram de ônibus até a Bienal para tentar a sorte - levaram mais de uma hora para chegar ao local.
Clarissa, estreante de porta de SPWF, comprou a saia que usava especialmente para a ocasião. Com a ajuda da amiga, pensou na produção um dia antes do evento e se arrumaram juntas. O investimento, entretanto, não estava sendo recompensado. Elas ficaram mais de duas horas na porta, sem sucesso.
"Queríamos muito entrar para assistir ao desfile do estilista Alexandre Herchcovitch, mas está bem complicado. De qualquer forma, viemos aqui pra isso. Até o final do dia a gente vai tentar."
Paula Mazoni, 21, estudante de moda, já tem um discurso mais afiado. Há dois anos, ela e as amigas se arriscam na porta do evento, em busca de convites. Nunca ficaram de fora. A estratégia é bem simples. Requer, apenas, paciência, persistência e “cara de pau.”
Fila para conseguir retirar os brindes no SPWF (Foto: Flavio Morais/G1)Fila para conseguir retirar os brindes
no SPWF (Foto: Flavio Morais/G1)
“Não pode ter vergonha e precisa ser ágil, sair pedindo pra todo mundo”, confessa Paula, que já participou de quatro edições do evento – em nenhuma voltou pra casa frustrada ou com as mãos abanando.
Uma vez dentro da Bienal, elas entram na disputa por convites para assistir aos desfiles que interessam. “É só dar uma choradinha, ter boa lábia e paciência.”
Além de ganhar brindes das marcas participantes ou patrocinadores, Paula, que deseja ser estilista, acha importante participar para ter inspiração. Nathália Belletti, 21, faz faculdade de Comércio Exterior, mas não deixa de flanar por eventos de moda e tirar ideias para se vestir. “Não quero isso como profissão, mas adoro moda. Gosto de ver as tendências, olhar como as pessoas se vestem e tirar ideias.”
Siga o mestre
keilla foi acompanhada de uma amiga, que sonha em ser modelo  (Foto: Flavio Morais/G1)keilla foi acompanhada de uma amiga, que sonha
em ser modelo (Foto: Flavio Morais/G1)
A comissária de bordo Keilla Riberio, 26, ganhou o convite de uma amiga que sonha em ser modelo. Segundo ela, desde que a colega foi abordada por olheiros no interior de um shopping, passou a investir no assunto. As entradas foram grarantidas pela avó da aspirante a modelo, e Keilla aproveitou o convite para conhecer o evento.
"Adoro moda, maquiagem, mas não tenho muito contato com esse mundo. Minha amiga que quer ser modelo me convidou. Tinha curiosidade em conhecer."
O objetivo das duas era circular pelo local, testar maquiagens, arrematar brindes e tentar analisar o caminhar das modelos na passarela. “Para minha amiga funciona como uma aula. Eu estou mais por diversão mesmo."
Comissão indireta
Ariane Ramalho, 29, foi ao prédio da Bienal acompanha da colega Márcia Stimamilio, 26 e uma cliente. Vendedoras de uma das lojas da marca Animale, a primeira a desfilar no evento, elas ganharam três convites.
Todos os anos, em cima da hora, os lojistas recebem um lote que dá acesso ao SPFW e ao desfile da marca. Como boa estratégia de marketing, convidam as compradoras mais fiéis para acompanhá-las.
Conhecer a coleção em primeira mão é o que as motiva a sair literalmente correndo para o evento. “Os convites chegaram às 14 horas. Ligamos para as clientes e combinamos de nos encontrar aqui, mas é supercorrido.”
Embora menos ludibriadas, elas não escondem a satisfação ao encontrar com a blogueira Thássia. Ariane prepara o celular e pede, animada, para tirar uma foto ao lado da menina. A tietagem é rapidamente justificada:
“Tudo que essa garota posta no blog a gente vende na hora. As clientes ligam na loja pedindo a peça. Existem muitas blogueiras de moda hoje em dia, mas ela realmente alavanca as vendas.”


Fonte : G1
 
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